quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Entrevista com Ricardo Lombardi


Formado pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, o jornalista Ricardo Lombardi, de 38 anos, é o idealizador do blog "Desculpe a Poeira".

O blog foi criado quando o jornalista trabalhava em Nova York e hoje está
hospedado no Portal IG. É neste espaço que Lombardi expõe dicas de leituraAtualmente ele trabalha na Editora Abril, onde edita o Almanaque Abril e o Guia do Estudante.
Já teve passagem pelo Estadão, Jornal da Tarde, Último Segundo, America Online, Bravo entre outros.
Em entrevista concedida ao Grito, Ricardo Lombardi falou do seu blog "Desculpe a Poeira":


Ricardo, qual é a sua opinião sobre blog?

O blog é uma mídia como outra qualquer. A questão toda é como você vai usar essa mídia. No caso do jornalismo, os blogs têm a capacidade de oferecer a alguém uma informação que ela ainda não saiba. Eu tenho interesse em música, cinema, teatro e televisão, e o jornal impresso e a televisão não conseguem me dar todas as informações que eu quero. Então eu faço um cardápio de fontes que me servem como um menu diário de notícias. O blog funciona quando te leva a um lugar que você não conhece. Este lugar pode ser uma opinião muito bem fundamentada, pode ser um texto do arquivo de um jornalista, que estava guardado e só ele e os amigos dele conheciam, mas agora ele compartilha com a comunidade.


Como foi que você decidiu montar um blog sobre cultura?


O meu blog nasceu um pouco sem querer. Eu tinha o hábito de recortar notícias de jornais e revistas e guardar em pastas. Eu faço isso desde que trabalhava no arquivo do Estadão. Uma das minhas funções lá era recortar as entrevistas interessantes e guardar nas pastas, que eram consultadas pelos jornalistas.
Quando eu encontrava uma matéria bem escrita, eu mandava para a minha equipe, para que eles a tomassem como base para a próxima matéria que fossem fazer. Até que um dia eu decidi postá-las num blog.
O Blog começou a ter uma repercussão, ainda que pequena. Pelo menos as pessoas que me conhecem começaram a gostar, dar dicas, essa é a história.



Como você escolhe os assuntos que posta no Desculpe a Poeira?


Eu evito assuntos quentes que vão perecer rapidamente. Vou atrás de matérias ou links que possam inspirar o ensaio de alguém, ou que são divertidas por si mesmo.
O blog é alimentado diariamente com as minhas leituras matinais. Na internet, leio uma dúzia de fontes, blogs, jornais nacionais e internacionais e seleciono coisas que podem virar pauta para um jornal impresso, blog e rádio.
O jornalista está sempre atrás de coisas novas e eu tento, com o meu blog, apresentar essas coisas para eles de um jeito mais fácil e rápido.



Qual o público alvo do seu blog?

O blog nasceu voltado para pautar jornalistas, mas acabou virando algo maior porque eu percebi que não era só jornalista que entrava. E tinha muita gente que queria se informar sobre algo e achava que a minha edição era bem feita.
Meu público alvo é formado por pessoas interessadas pelas notícias do mundo inteiro.Mas eu coloco muita coisa voltada para jornalismo e estudante de jornalismo.


O que você acha que falta para que o brasileiro tenha mais acesso à cultura?

Entra na questão educacional e distribuição de renda, porque se não te apresentam coisas interessantes na sua adolescência ou na sua infância isso vai refletir na sua idade adulta.É preciso ter uma boa escola pública, que possa despertar o interesse do aluno para música, artes plásticas.Não existem muitas escolas que tenham aula da história da arte, por exemplo,isso fica para as escolas de elite. Se você não apresenta esses conhecimentos, logo na adolescência as pessoas acabam se distanciando desse universo e perdem o interesse. Falta investimento na educação.


Como você vê o jornalismo cultural?

Nos jornais diários ele vem perdendo espaço porque a prioridade é sempre política e economia. Por isso você não forma bons jornalistas culturais novos. Eu tive muita dificuldade, na Bravo, de ter gente nova que entendesse de cultura e escrevesse de um jeito bacana. Eu vi muito estagiário que buscava as coisas no Google e com isso perdiam o espírito da reportagem. Você tem que ir no lugar, visitar e conversar com o artista.


Que conselho você daria para o estudante de jornalismo que quer se tornar um profissional de sucesso?

Em primeiro lugar, não se contentar só com as matérias da faculdade. Eu tenho observado uma tendência de acharem que depois da faculdade você não estuda mais, e é contrário. Tem que ler e escrever muito. Conhecer bons autores jornalistas é muito importante.
A grande chave é a apuração, ter cuidado com a checagem de dados, e não se contentar só com uma fonte e reler a matéria quinhentas vezes, se necessário, além de viajar muito.


Abaixo vai um link recomendado por Ricardo Lombardi, com uma lista de livros que ele considera interessantes para a formação dos jornalistas:

http://cursoabril.abril.com.br/servico/curso/materia_187041.shtml

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Exposição de fotos

Para os amadores e adoradores da cultura Árabe e de belas fotos:

O Grito recomenda: Exposição de Imagens e Paisagens do Mundo Árabe e o Brasil de Aziz Ab' Saber!


Promovida pelo instituto da Cultura Árabe, a exposição possui duas partes: algumas imagens que mostram um pouco da cultura árabe e várias fotos que relatam a viagem do geógrafo e professor Aziz Ab`Saber ao Líbano e à Síria.
No local da exposição terá uma exibição de dois filmes: um filme que contém depoimentos de Aziz Ab'Saber e um documentário com depoimentos de estudiosos da área que complementa o acervo francês.

-->A exposição acontecerá nos dias 15, 16, 18, 19, 20 e 21: das 9h às 21h.

Local: Caixa Cultural - Sé - Centro
Tel: 3321-4400


--> Lembrando que o evento é gratuito.



domingo, 9 de novembro de 2008

Evento

Mostra Paulista de Dramaturgia Nordestina


Começou no dia 04/11, no Centro Cultural São Paulo a Mostra Paulista de Dramaturgia Nordestina: um evento com programações de peças de teatro, leituras dramáticas e debates que tem como assunto principal a produção teatral do Nordeste do país.
É a primeira vez que a programação acontece fora do Rio Grande do Norte, onde é organizada pela Assossiação dos Dramaturgos do Nordeste desde 2003.
O evento tem como objetivo difundir a produção contemporânea da região.
Os ingressos serão distribuídos gratuitamente para o público na bilheteria do Centro Cultural São Paulo que será aberta uma hora antes de cada apresentação.
-->Programação dos espetáculos da Mostra Paulista de Dramaturgia Nordestina:
-Terça-feira, dia 4/11- "Como Nasce um Cabra da Peste", com o grupo Agitada Gang (PB), às 21h
-Quarta-feira, dia 5/11- "Como Nasce um Cabra da Peste", com o grupo Agitada Gang (PB), às 21h
-Quinta-feira, dia 6/11- "Como Nasce um Cabra da Peste", com o grupo Agitada Gang (PB), às 19h30
-Sexta-feira, dia 7/11- "Lesados", com o grupo Bagaceira de Teatro (CE), às 21h
-Sábado, dia 8/11- "Lesados", com o grupo Bagaceira de Teatro (CE), às 21h
-Domingo, dia 9/11- "Como nasce um Cabra da Peste", às 18h, com o grupo Agitada Gang, da Paraíba
-"Lesados", com o grupo Bagaceira de Teatro (CE), às 20h
-Quinta-feira, dia 13/11- "Lesados", com o grupo Bagaceira de Teatro (CE), às 19h30
-Sexta-feira, dia 14/11- "Lesados", com o grupo Bagaceira de Teatro (CE), às 19h30
-Sábado, dia 15/11- "Lesados", com o grupo Bagaceira de Teatro (CE), às 19h30
-Domingo, dia 16/11- "Lesados", com o grupo Bagaceira de Teatro (CE), às 18h
-Quinta-feira, dia 20/11- "Deus Danado", com o grupo Teatro Arte-em-Cena (PE), às 19h30
-Sexta-feira, dia 21/11- "Deus Danado", com o grupo Teatro Arte-em-Cena (PE), às 19h30
-Sábado, dia 22/11- "Deus Danado", com o grupo Teatro Arte-em-Cena (PE), às 19h30
-Domingo, dia 23/11- "Deus Danado", com o grupo Teatro Arte-em-Cena (PE), às 18h
-Terça-feira, dia 25/11- "Deus Danado", com o grupo Teatro Arte-em-Cena (PE), às 19h30
-Quarta-feira, dia 26/11- "Deus Danado", com o grupo Teatro Arte-em-Cena (PE), às 19h30
-Quinta-feira, dia 27/11- "Sinhá Flor", com a Cia. Sírius de Teatro (PB), às 19h30
-Sexta-feira, dia 28/11- "Sinhá Flor", com a Cia. Sírius de Teatro (PB), às 19h30
-Sábado, dia 29/11- "Sinhá Flor", com a Cia. Sírius de Teatro (PB), às 19h30
-Domingo, dia 30/11- "Sinhá Flor", com a Cia. Sírius de Teatro (PB), às 18h
-Terça-feira, dia 2/12- "Sinhá Flor", com a Cia. Sírius de Teatro (PB), às 19h30
-Quarta-feira, dia 3/12- "Sinhá Flor", com a Cia. Sírius de Teatro (PB), às 19h30
-->Endereço Centro Cultural Banco do Brasil Teatro:

R. Álvares Penteado, 112 - Centro.
Telefone: 3113-3651.

sábado, 8 de novembro de 2008

Estréias do cinema

Confira as estréias desta semana


Oito longas-metragens chegaram aos cinemas de todo o Brasil nesta sexta-feira (07). O destaque é o 22º filme de James Bond, "007 - Quantum of Solace". Com a mesma fórmula de sucesso do último filme, o ator Daniel Craig está de volta ao papel principal. Bond quer se vingar dos responsáveis pela morte de Vésper (Eva Green), sua bond girl em "Cassino Royale".



O longa argentino "Leonera" é esperado no Brasil por conta da participação de Rodrigo Santoro. O ator brasileiro faz o personagem principal masculino do filme e recebeu elogios do diretor Pablo Trapero. O belga "O Silêncio de Lorna", premiado em Cannes e o inglês "Cashback" são também outras opções de estréia para quem curte bons filmes.



E nesta semana, as produções nacionais dominam as salas do cinema. "Orquesta dos meninos", com Murilo Rosa, "Meu nome é Dindi", "Panair do Brasil" e "A margem da linha" prometem surpreender. Um prato cheio para quem gosta de prestigiar o cinema brasileiro!



Veja os trailers de "007 - Quantum of Solace", "Leonera" e o nacional "Orquesta dos meninos"





sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Lazer

Enfim chegou o fim de semana!
Um bom lugar para curtir a folga tão esperada é o Centro Cultural São Paulo. Tudo nele é favorável ao clima anti-stress: ótima localização (fica praticamente dentro do metrô Vergueiro) e a maioria dos eventos tem entrada franca.
No local tem salas de cinema, teatro, música, dança, exposições, palestras, cursos e oficinas. Tem atividade para todos os gostos e bolsos.

Algumas dicas:


Atividades em família :
Oficina objetos de teatro

Amanhã (08/11) - das 10h às 12h e das 14h às 16h - Espaço Flávio Império (Foyer)

Orientação: Cláudia Malaco

Em um processo lúdico, os participantes criam objetos e roupas para as personagens das histórias que estão sendo narradas. A cada sábado os bonecos, maquiagens e máscaras são trocados, possibilitando brincadeiras diferentes.


seta de informações Não há necessidade de inscrição. (20 vagas, 7 anos) - público: crianças acompanhadas pelos responsáveis - informações: Divisão de Ação Cultural e Educativa, pelo tel. 3383-3436 - período da oficina: das 10h às 12h e das 14h às 16h - Espaço Flávio Império (Foyer)


Mesa-redonda - Violência na Literatura

8/11 - sábado
- das 10h às 13h


Intelectuais renomados discutirão como a violência se manifesta na linguagem.
Com: Prof. Dr. Márcio Seligmann-Silva (Unicamp), Profa. Maria Rita Sigaud Palmeira (Faccamp) e Prof. Dr. Marcos Piason Natali (USP)
seta de informações (70 vagas) - Retirar ingresso com uma hora de antecedência - Sala de Oficinas 2


Psicodrama no Centro Cultural São Paulo - Sábados, das 10h30 às 13h


Realização: Associação Amigos do Centro Cultural São Paulo - coordenação: Cida Davoli
Sessões abertas de psicodrama, sem tema ou script pré-fixado. O trabalho visa tratar questões trazidas pelo público, sem abrir mão da responsabilidade e da ética.
seta de informações informações: Divisão de Ação Cultural e Educativa - tel. 3383-3437 - não há necessidade de inscrição - Sala Adoniran Barbosa

dia 8/11 - Marcia A. Batista

dia 22/11 - Vera Rolim

Dança de salão : O grande baile

Orientação: Maria Eugênia Blanche
Atividade permanente de dança de salão, aberta ao público.
seta de informações Não há necessidade de inscrição. (sem limite de vagas) - período: até 3/12 - informações: Divisão de Ação Cultural e Educativa, pelo tel. 3383-3436 - quartas, das 12h às 14h - Sala Adoniran Barbosa

Música: Oficina de canto coral

Orientação: Ricardo Cardim
Nesta oficina pretende-se incentivar a expressão musical coletiva e facilitar o acesso à produção cultural e artística na área da música coral.
seta de informações (70 vagas) - inscrições: abertas até o preenchimento das vagas - público: a partir de 14 anos - informações: Divisão de Ação Cultural e Educativa, tel. 3383-3437 - período da oficina: até 9/12, terças, das 19h às 22h - Sala de Oficinas 1

Confira outras atividades no site:
http://www.centrocultural.sp.gov.br/index.asp

O Centro Cultural São Paulo fica na rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
Telefone: 3383 - 3402

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Teatro

Elas na intimidade: Os Monólogos da Vagina!


A tragicomédia apresenta um painel da feminilidade, sendo o assunto central o órgão sexual e vários temas ligados a ele como menstruação, prazer, maternidade, casamento, repressão sexual e saúde.
Os Monólogos da Vagina é um espetáculo teatral escrito pela autora norte-americana Eve Ensler.
Em 2001, a peça foi estreada no Brasil com a participação dos atores e produtores Cássio de Souza e Vera Setta, tendo sido adaptada e dirigida por Miguel Falabella.
No elenco de estréia estão presentes Zezé Polessa, Cláudio Rodrigues e Vera Setta.


--> A peça acontece na cidade de São Paulo até o dia 30 de Novembro, todas sexta-feiras às 19h30, sábados às 22h e domingos às 20h, no Teatro Gazeta.


Endereço: Av. Paulista, 900
Tel: (11) 3253-4102



Ingresso: Sex. e Dom. R$50,oo
Sáb. R$60,00

*Lembrando que estudantes pagam meia entrada.

-->Para maiores informações acesse o site: http://www.teatrogazeta.com.br/

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Literatura

Vem aí o primeiro FILBA ( Festival Internacional de Literatura em Buenos Aires), de 12 a 16 de novembro no MALBA (Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires).
Um encontro dedicado à literatura contemporânea, que tem como objetivo reunir e aproximar o público local de escritores, pensadores e artistas consagrados de diversas partes do mundo.
Uma verdadeira festa da literatura na Argentina. Serão entrevistas, debates, conferências, performances, projeções de videopoesia...
Link:
http://www.malba.org.ar/web/home.php

Revista

Uma dica para quem quer ler livros com o tema "Família".


" A família Doriana NÃO EXISTE "

A revista "Vida Simples", da editora Abril, traz uma reportagem sobre o tema e enumera diversos livros para os interessados no assunto.

"Laços de família" - entender as mudanças que estão ocorrendo dentro dos nossos lares é imprescindível para sabermos como as relações familiares e os afetos estão se transformando rapidamente.


terça-feira, 4 de novembro de 2008

Os 5 livros mais vendidos no Brasil.

A revista Veja mostra a cada semana o ranking dos livros mais vendidos no Brasil. O resultado mais recente tráz o livro "1808", de Laurentino Gomes, em primeiro lugar na lista de não-ficção.

Confira o ranking com as cinco publicações mais bem colocadas seguidas de uma pequena resenha de cada uma delas:



"1808" - ganhador do Prêmio Jabuti de melhor livro do ano, na categoria não-ficção - mostra o resultado de dez anos de investigação jornalística e resgata de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil. O livro é um relato definitivo sobre um dos mais marcantes acontecimentos da história do nosso país.
Em setembro, o livro foi considerado o melhor livro-reportagem de 2008 pela CBL (Câmara Brasileira do Livro). É escrito pelo jornalista Laurentino Gomes e publicado pela editora Planeta.





2º
"Comer, Rezar e Amar", de Elizabeth Gilbert, é um relato de auto-descoberta que fala sobre a importância de assumir a responsabilidade com seu próprio contentamento, sem seguir os ideais da sociedade. O livro é da editora Objetiva.





3
º
"Marley & Eu: a vida e o amor ao lado do pior cão do mundo", de John Grogan, fala da história de um casal jovem e apaixonado, que viviam sem grandes preocupações, até levarem para casa Marley, "uma bola de pêlo amarelo em forma de cachorro". Rapidamente, cresceu e virou um labrador de 43 quilos. Fazer travessuras era o seu forte, tanto que foi levado a uma "escola de boas maneiras", de onde foi expulso. Mas, acima de tudo, o autor conta que Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Editora Prestígio.



4
º
"Uma Breve História do Mundo", de Geoffrey Blainey é publicado pela editora Fundamento. Este livro leva o leitor a uma viagem inesquecível através das histórias das noites dos primeiros nômades; do surgimento das religiões; da carnificina das guerras e da ascensão, além da queda dos grandes impérios, buscando conhecer e interpretar melhor os fatos que nos trouxeram aos dias de hoje.





5
º
"Dewey: Um gato entre os livros", de Vicki Myron e Bret Witter, conta a história de um o gato que mudou a rotina de uma pacata cidade nos Estados Unidos, após ser encontrado entre os livros em uma Biblioteca Pública.
Com a ajuda de Bret Witter, Vicki - a diretora da biblioteca - decidiu contar a história real do bicho que fez do local de estudos, na cidade de Yowa, sua casa e dos frequentadores, seus melhores amigos. Publicado pela editora Globo.






Para quem quiser ver a lista completa e/ou continuar acompanhando nas próximas semanas, acesse: http://veja.abril.com.br/livros_mais_vendidos/

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Exposições

Michelângelo


Davi - Michelangelo Buonarroti



Quem gosta de Arte Renascentista não pode perder a exposição "Michelângelo no MUBE" (Museu Brasileiro de Esculturas).

Os destaques da exposição são dois desenhos originais do pintor: Madonna col Bambino e Nudo di Schiena, que nunca saíram da Itália.

A exposição conta ainda com 26 esculturas de gesso feitas em Florença, com base nos moldes originais, especialmente para o evento. Nove delas são de Michelangelo e entre elas estão: Davi e La Pietá. As outras são de artistas contemporâneos ao pintor.

Durante o período da exposição, o MUBE oferecerá 22 palestras gratuitas sobre Michelangelo e o Renascimento.


"Michelangelo no MUBE"
Onde: Museu Brasileiro da Escultura - MUBE (rua Alemanha, 221, Jardim Europa, São Paulo. Tel: 2594-2601)
Quando: de 5/10 a 30/11; de segunda a domingo, das 10 às 19 horas
Quanto: R$ 10,00 (R$ 5,00 estudantes e idosos); entrada gratuita às segundas

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Hoje daremos dicas de cinema.

Escolha o filme que mais lhe agrada, pegue a sua pipoca e divirta-se!




O Grito recomenda: Ensaio sobre a cegueira!

Aclamado pela crítica, o filme Ensaio sobre a cegueira teve, nos primeiros dias de exibição, a melhor média de público por cópia distribuída no mercado. Nesta semana ocupa a terceira posição nas bilheterias.
O vencedor do Prêmio Nobel de literatura, José Saramago e o diretor Fernando Meireles nos trazem a comovente história sobre a humanidade em meio a uma misteriosa epidemia de cegueira.
É uma investigação corajosa da natureza, tanto a boa como a má, dos sentimentos humanos como o egoísmo, oportunismo e indiferença, mas também nos mostra a capacidade de amarmos.
Segundo José Saramago, o filme retrata duas graves catástrofes contemporâneas: a cegueira política e a miopia artística.
A finalidade do filme, que é bastante atual, não é apenas nos mostrar a luta sobre a sobrevivência física da multidão cega, e sim, manter a dignidade e a sensibilidade dos homens diante dos outros.
Em cartaz nos melhores cinemas do Brasil, conta com a participação de Julianne Moore, Gael Garcia Bernal, Alice Braga, entre outras estrelas.

Confira:




Campeão de bilheteria: Controle absoluto

Depois de liderar as bilheterias nos Estados Unidos e no Canadá, o trailer "Controle Absoluto" foi o que levou mais brasileiros aos cinemas no final de semana.
O filme trata de um jovem ladrão e uma mãe solteira que se vêem manipulados por uma célula terrorista que ameaça suas famílias e os instrui por meio de telefonemas.
Uma voz desconhecida coloca a dupla em várias situações perigosas usando a tecnologia para rastrear e controlar todos os seus movimentos. Eles e as respectivas famílias recebem várias ameaças por telefonemas e sempre da mesma voz.
A situação vai se agravando enquanto os personagens se tornam os fugitivos mais procurados do país, e começam a trabalhar juntos para descobrir o que está acontecendo. Lutando por suas vidas, eles aos poucos vão sendo totalmente manipulados por um inimigo que sem rosto que parece saber tudo sobre eles.

Confira:




Estréia da semana: Promessas de um Cara-de-Pau

Em ano eleitoral, temos um bom incentivo para repensarmos a nossa maneira de enxergar a política.
O filme do cineasta Frank Capra conta a história de Bud ( Kevin Costner) um sujeito pacato e sem ambições e de sua filha Molly (Madeline Carroll), uma pré adolescente sonhadora que vive tentando fazer com que seu pai se torne uma pessoa mais responsável. No dia das eleições seu pai não aparece para votar e ela vota em seu lugar. O voto não é computado e como as eleições terminam empatadas, Bud deverá dar o voto de Minerva.
Pai e filha passam a ser perseguidos pela população, que quer opinar no voto e pelos políticos que se mostram capazes de qualquer armação - inclusive trair os princípios dos seus partidos - por um voto.
Esse acontecimento será uma lição de vida para os dois : Molly percebe que a política não passa de um jogo e Bud começa a entender que uma pessoa pode fazer a diferença para a sociedade inteira.

Confira: